NOTICIAS

Información de interés general
sobre la sociedad y la religión

In Memoriam Clara Mafra

In Memoriam

30 de julio, 2013
In Memoriam Clara Mafra

É com grande pesar que comunicamos o falecimento Clara Cristina Jost Mafra, ocorrido na manhã de 19 de julho de 2013, em São Paulo. Clara era professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ. Ela nos deixa depois de sua brava luta contra um câncer (melanoma) que consumiu suas energias nos últimos meses.

Naqueles que foram seus amigos, ela deixa uma imensa saudade e uma ausência que a lembrança dos momentos alegres e afetivos, partilhados nos muitos encontros de nossas vidas, buscará, em vão, suprir.

Para aqueles que a conheceram e privaram da sua presença como colega, professora ou mesmo como leitores de sua produção acadêmica, ela deixa como legado uma contribuição que estimula a buscar novos aportes teóricos para compreender aquelas dimensões da vida que foram objeto de suas pesquisas.

Clara fez graduação (1987) em Ciências Sociais e mestrado (1993) em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ (1999). Realizou pós-doutorado na Universidade de Aberdeen (2003) e na Universidade da Califórnia, San Diego (2010). Suas áreas de pesquisa se concentraram em temas urbanos, com ênfase na antropologia do cristianismo. Da sua extensa produção intelectual, destacamos seus livros Na posse da palavra (Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa 2002). Os Evangélicos (Jorge Zahar, Rio de Janeiro 2001) e a coletânea Religiões e Cidades, organizada com Ronaldo Almeida (Terceiro Nome,São Paulo 2009).

Clara fue sócia da ACSRM da que foi tesoureira no período de 2000-2002.

Carlos Alberto Steil

Categoría: In Memoriam

SUSCRIBIRSE AL NEWSLETTER

Una vez aceptada la suscripción, recibirá un mail
periódicamente con el newsletter de ACSRM.

Membresía ACSRM

Abierta a académicos/as, investigadores/as y estudiantes. Los/as socios/as de la ACSRM cuentan con un espacio para contactar otros especialistas, difundir actividades académicas, así como recibir información de relevancia a través de nuestro boletín bimensual y newsletter semestral.