Multimedia / GT Virtuales

GT Virtual 01

A espiritualidade como categoria de análise e como objeto das ciências sociais

A espiritualidade ocupa um lugar cada vez mais relevante nos debates contemporâneos das ciências sociais. Se, por um lado, o caráter impreciso e pouco estruturado do termo não inibe sua recorrência nas análises empíricas, por outro, no mesmo passo que teste-munhamos essa constância também constatamos uma marginalidade das reflexões sobre a categoria, muitas vezes descrita, simplesmente, como uma forma de negação da religião institucionalizada ou como sinônimo de uma religiosidade centrada, uni-camente, na intimidade. Como alternativa a isso, assumimos como ponto de partida a consideração de que espiritualidade é um conceito historicamente situado cuja emer-gência é, ela mesmo, um produto histórico. Nessa perspectiva, mesmo a espiritualidade quando vivida enquanto experiência íntima, também é entendida como um produto de relações e de mediações particulares – entre humanos, e entre humanos e uma ordem intangível. A proposta deste GT virtual é a de dar centralidade a espiritualidade, seja como cate-goria analítica ou como objeto de interesse empírico, fazendo dela o próprio eixo arti-culador dos trabalhos aqui reunidos. Privilegiaremos neste fórum pesquisadores interes-sados em refletir sobre: a) a capacidade heurística do conceito de espiritualidade; b) as variadas modalidades de associação da «espiritualidade» com a “religião”; c) as articu-lações entre espiritualidade e bem estar: terapias, saúde e corporalidade; d) espirituali-dade e política:
relações com o Estado, movimentos sociais e/ou ecologia; e) as varia-das relações entre espiritualidade e etnicidade: neo-xamanismo urbano e processos de etnogênese que reivindicam práticas rituais tradicionais em contextos “espirituais” ;  f) espiritualidade e vida econômica: concepções de prosperidade e sucesso, relações como o mercado e com a indústria cultural. g) espiritualidade e transnacionalização regional: difusão e localização de espiritualidade na América Latina.

Novedades GT Virtual 01

Actividades del Grupo de Trabajo GT Virtual 01

13 de agosto, 2018

A proposta deste GT virtual é a de dar centralidade a espiritualidade, seja como cate-goria analítica ou como objeto de interesse empírico…

SUSCRIBIRSE AL NEWSLETTER

Una vez aceptada la suscripción, recibirá un mail
periódicamente con el newsletter de ACSRM.

Membresía ACSRM

Abierta a académicos/as, investigadores/as y estudiantes. Los/as socios/as de la ACSRM cuentan con un espacio para contactar otros especialistas, difundir actividades académicas, así como recibir información de relevancia a través de nuestro boletín bimensual y newsletter semestral.